sábado, 31 de agosto de 2013

MUSICOTERAPIA PARA CRIANÇAS NO AMBIENTE ESCOLAR


 

MUSICOTERAPIA PEDAGÓGICA
A música como potencializador do desenvolvimento infantil

Você sabia que, quando realizado por um profissional qualificado, o trabalho com música para crianças potencializa seu desenvolvimento e trará mais habilidades para sua personalidade?
O cérebro retém a capacidade de aprender durante toda a vida, mas é ao nascer que trilhões e trilhões de neurônios são puros e de um potencial infinito. Assim, atividades diversificadas e experiências enriquecedoras promoverão maior quantidade e utilização de suas conexões neurais. 

“Experiências precoces são tão poderosas que podem mudar completamente a maneira de ser de uma pessoa.”
pediatra neurobiólogo Harry Chugani, de Wayne State University

O trabalho profissional e qualificado da musicoterapeuta irá fazer com que a criança entre em contato com diversas práticas musicais e desenvolva suas sensações, percepções, afeto, escuta, habilidades motoras, mobilize sua energia, atenção, concentração, expressão, habilidades espaciais e temporais. Todos esses componentes pessoais são os mesmos utilizados em todos os outros processos de aprendizagem e assim, a Musicoterapia Pedagógica irá melhorar o desempenho escolar também a longo prazo.
Dessa maneira,  esse trabalho despertará o potencial musical na criança, visando o desenvolvimento de um processo facilitador que promova comunicação, relação social, expressão e organização.
Serão crianças com maior atividade cerebral, maior capacidade de concentração e emocionalmente mais saudáveis.

“A música é um instrumento educacional mais potente do que qualquer outro.”
Platão

MAIARA MEDEIROS DOS SANTOS - musicoterapeuta
maiaramedeiros@hotmail.com
___________________________________________________________________
Esse formato da Musicoterapia acontece com crianças que frequentam escolas desde pequenos, por isso o complemento em seu nome: Pedagógica.
Não é a utilização da Musicoterapia de maneira tradicional e sim, por meio de vivências diferenciadas da música e seus elementos, de modo a promover um desenvolvimento pleno e um olhar holístico dessa criança, indo além dos objetivos de uma Musicalização convencional.

MUSICOTERAPIA PARA GESTANTES




     O que for exposto ao bebê durante a gravidez influenciará em sua formação psicológica, moral e também em sua personalidade, visto que, já na condição de feto, possui memória e sensibilidade, principalmente ao som e a vibrações.
     A Musicoterapia trabalhará justamente com um recurso inerente e natural ao ser humano: o som. Esse recurso será utilizado para estimulação e comunicação com o bebê, além de proporcionar qualidade de vida e saúde emocional para a mãe.



Maiores informações: maiaramedeiros@hotmail.com

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL POÇOS DE CALDAS/MG


No dia de hoje, aconteceu a IX Conferência Municipal de Assistência Social de Poços de Caldas.
O evento, que já foi discutido e comentado em outras postagens desse blog, tinha como objetivo promover a discussão entre os envolvidos no sistema e os interessados, para relacionar propostas municipais e estaduais, de modo que o que foi oficializado e votado na plenária será o conteúdo enviado para a Conferência Estadual.
Foi um dia proveitoso, mas que deixou marcas do quanto somos verdadeiras "formiguinhas" buscando seus objetivos e direitos. 
É muito bom conhecer e participar de uma política que se difere daquela que vemos nos noticiários policiais.
Apesar disso, a Musicoterapia em si tem muito o que ser "martelada"! É impressionante  o quanto as pessoas ainda estão desinformadas sobre nossa classe.
Fiquei impressionada, pois acredito que temos que saber sobre o local que trabalhamos e suas diretrizes. Como o musicoterapeuta pode fazer parte da equipe de serviços do SUAS (resolução 17 de 2011), deveria ser de conhecimento dos membros e funcionários, a nossa existência.
Mas a realidade é diferente e eles é que acabam sendo nosso principal obstáculo.
De qualquer maneira, é importantíssimo falarmos sobre o que é a Musicoterapia, seus benefícios e aplicações. Sempre evidenciando sua diferença frente a outras áreas que geralmente são confundidas.
O musicoterapeuta tem uma formação sólida e qualificada para lidar com diferentes públicos que por algum motivo possuem alguma fragilidade em âmbito social. Desse maneira, a utilização da música e de elementos sonoros será um meio de promover qualidade de vida e mudanças em sua condição de saúde.
Foram feitas duas reportagens pelas tvs locais, como seguem nos links:
A musicoterapia foi proposta do eixo 3, juntamente com as outras profissões sugeridas na resolução. Foi nos dito sobre o quanto isso será difícil de acontecer, já que seria necessário mudar uma lei para a criação de concursos públicos.
Ainda assim, estou bastante animada e confiante com o potencial dos trabalhos musicoterapêuticos na cidade e região!


segunda-feira, 5 de agosto de 2013

PROGRAMAÇÃO DA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - POÇOS DE CALDAS/MG

Reforçando as informações a respeito da Conferência do SUAS, será nesta quarta-feira, das 8 às 18h, no Cenacon, à Av. Vereador Edmundo Cardillo, 3.500, Poços de Caldas, Minas Gerais.
Foi publicada no dia de hoje, no site da cidade, a programação do evento:

8h- Credenciamento e café

8:30h- Abertura-composição da mesa
Hino Nacional executado no berimbau pelos alunos da Escola Municipal Raphael Sanches (zona rural)

9:30h- Leitura e aprovação do Regimento Interno

10h- Apresentação cultural- Grupo de Dança Interação- AADV

10:15h- Apresentação dos Eixos Temáticos

10:30h- Palestra com o tema “O processo de implantação do SUAS, a gestão e o Financiamento na efetivação do SUAS”, por Rosilene Cristina Rocha

11:30h- Debate e esclarecimento de dúvidas com a palestrante

 12h às 13:30h- Almoço

13:30h às 15h- Trabalho em grupo, discussão dos seis eixos temáticos

15h às 15:30h- Café

15:30h- Apresentação de teatro pelo grupo “Circulo de Artes”, com o tema da campanha “Você pode mudar a vida de muita gente”

16:30h- Eleição de seis delegados para a Conferência Estadual de Assistência Social

17:30h- Aprovação do relatório final das propostas dos eixos temáticos

18h- Encerramento da Conferência e entrega de certificados

Quem puder comparecer, será um dia de grande importância. Para pessoas de outras cidades e estados, fiquem atentas à programação de sua região e veja esse roteiro e as postagens anteriores como exemplos de como acontecem essas conferências.