quarta-feira, 25 de setembro de 2013

SEMANA DE LUTA DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Durante os dias 20, 21 e 22 de setembro aconteceu a Semana De Luta dos Direitos da Pessoa com Deficiência no shopping Poços de Caldas.
Estavam reunidas as instituições da cidade que atendem esse público para falar sobre o tema e mostrar um pouco do trabalho de cada uma.
No domingo, 22/09, estive presente no evento junto de um paciente da AACD apresentando algumas canções que fizeram parte de seu tratamento no Setor de Musicoterapia.
Essa apresentação foi, para a criança, parte de seu tratamento já que estimulou sua integração social, sua expressão e criatividade.
Os aspectos musicais foram bastante trabalhados durante todo o processo musicoterapêutico na Instituição e apresentar parte dele nesse evento concretizou o objetivo do Setor.
É importante dizer que apresentações de Musicoterapia não são comuns, mas acontecem quando têm objetivos terapêuticos e podem favorecer o paciente, de acordo com os objetivos traçados a ele.



domingo, 15 de setembro de 2013

DIA DO MUSICOTERAPEUTA



Parabéns, Musicoterapeutas, transformando vidas através da música
Fonte da imagem: UBAM

No dia de hoje, colocarei alguns vídeos interessantes sobre a atuação do musicoterapeuta.
Dia de um profissional participante da área da saúde que está buscando reconhecimento e espaço.






segunda-feira, 9 de setembro de 2013

MUSICOTERAPEUTA NO SUS

O musicoterapeuta já compõe a equipe de profissionais do SUS. Suas atribuições estão sendo definidas, tendo equipes organizadas nas associações nacionais de Musicoterapia como líderes e representantes da Classe nesse processo.

Os novos procedimentos que o musicoterapeuta foi habilitado em agosto/2013 são:

*Procedimento: 03.01.01.003-0 - Consulta de Profissionais de Nível Superior na Atenção Básica (Exceto Médico)
 
*Procedimento: 03.01.01.004-8 - Consulta de Profissionais de Nível Superior Na Atenção Especializada (Exceto Médico)

Além desses procedimentos, já tínhamos os seguintes:

*03.01.08.003-8 - Acolhimento em Terceiro Turno de Paciente em Centro de Atenção Psicossocial

*03.01.08.036-4 - Acompanhamento de Pessoas com Necessidades Decorrentes do Uso de Álcool, Crack e Outras Drogas em Serviço Residencial de Caráter Transitório (Comunidades Terapêuticas).

*03.01.08.034-8 - Ações de Reabilitação Psicossocial

*03.01.08.035-6 - Promoção de Contratualidade no Território

*03.01.08.037-2 - Acompanhamento de Pessoas Adultas com Sofrimento ou Transtornos Mentais Decorrentes do Uso de Crack, Álcool e Outras Drogas-Unidade De Acolhimento Adulto (UAA).

*03.01.08.038-0 - Acompanhamento da População Infanto-Juvenil com Sofrimento ou Transtornos Mentais Decorrentes do Uso de Crack, Álcool e Outras Drogas-Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil (UAI).

Esses dados foram repassados pela presidente da Associação de Musicoterapia de Porto Alegre-AGAMUSI,  Prof. Dra. Maria Helena B. C. Rockenbach.