terça-feira, 24 de junho de 2014

Criança com deficiência na Copa do Mundo


Passou no programa Fantástico da Rede Globo, desse domingo, dia 22/06/2014, uma reportagem a respeito desse gesto visto na Copa do Mundo.
A matéria fala sobre a emoção das crianças brasileiras que entram com os jogadores das seleções nos jogos.
Uma dessas crianças é o Alan, retratado na imagem.
Além dele, outras crianças foram mostradas, inclusive seus pais falando do quanto é importante a criança participar de um evento desse.
Fica a mensagem de que a criança deve ser criança em qualquer situação e condição. Os adultos devem cuidar para que isso, que é direito dela, aconteça!

domingo, 22 de junho de 2014

PROIBIÇÃO DO USO DE ANDADOR INFANTIL

Hoje conheci a Ong Criança Segura.
Ela tem feito diversas campanhas sobre acidentes com crianças. A ideia principal é mostrar que os pais e autoridades devem agir na prevenção desses acidentes, já que a criança não tem maturidade para perceber quais situações são perigosas ou não.
Esse é um dos vídeos que são veiculados. A tradução em português se encontra nesse link.
Foi feita ainda, no ano passado, uma nota a respeito da proibição da fabricação e venda do andador infantil.
A AACD apoia essa causa e publicou em seu site essa Nota.

domingo, 1 de junho de 2014


LANÇAMENTO DE LIVRO PARA SURDOS

Em Poços de Caldas, há o Centro Educacional Dr. Tarso de Coimbra, que atende pessoas com deficiência auditiva em diferentes graus.
A escola funciona nos três períodos do dia, dando suporte para o desenvolvimento do aluno surdo.

Foi lançado no final do mês de maio um livro escrito e organizado pela diretora e por uma das professoras.
As empresas da cidade subsidiaram 1.000 exemplares que serão distribuídos nas escolas particulares e públicas. O objetivo principal é estreitar o relacionamento do aluno surdo com seus familiares, bem como com a sociedade de forma geral. Além disso, o aluno surdo desenvolverá atividades, jogos e terá acesso aos conteúdos propostos no livro, que é acompanhado de um DVD.

livro-site

Semanalmente, faço uma oficina de música com as crianças desse Centro, por meio do Projeto InterAção. Através de músicas infantis, são trabalhados aspectos de marcação rítmica, interpretação e dramatização musical, além da expressão em Libras do conteúdo exposto.
A música, através do olhar musicoterapêutico, está atingindo diferentes públicos, que estão ganhando a atenção e o espaço merecidos em nossa sociedade!!