sexta-feira, 18 de setembro de 2015

DIA DO MUSICOTERAPEUTA

Na última terça-feira, 15 de setembro, foi comemorado o Dia do Musicoterapeuta.
Fico muito feliz de ver o quanto essa especialidade tem crescido a cada dia!
Cada vez mais, pessoas estão procurando tanto o atendimento, como a formação.
Há duas reportagens interessantes que falam sobre a Musicoterapia com famosos: uma sobre o Herbert Vianna e outra sobre o Pedro, filho do cantor Leonardo. Vale a pena conferir!!



Musicoterapia estuda as reações humanas aos estímulos sonoros e musicais e utiliza estes elementos, bem como seus parâmetros (ritmo, som, melodia e harmonia), para melhorar a qualidade de vida, desenvolvendo potenciais e restabelecendo funções do indivíduo para prevenção, reabilitação, recuperação ou tratamento.

Serve para facilitar e promover a comunicação, a aprendizagem, a motivação e a expressão, com a finalidade de suprir as necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas.

musicoterapeuta é um agente da área da saúde, capacitado a inserir o paciente(s) e cliente(s) em processos de experiências musicais para facilitar e promover a expressão e organização física, emocional, mental, social e cognitiva. Seu Código Brasileiro de Ocupação é 2263-05, na família de Profissionais de Terapias Criativas e Equoterápicas.

A musicoterapia hoje já faz parte também do Sistema Único de Assistência Social – SUAS e do Sistema Único de Saúde - SUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário