quarta-feira, 25 de novembro de 2015

LIVRO: A MÚSICA NA RELAÇÃO MÃE-BEBÉ

Comprei esse livro pela livraria Cultura e terminei de lê-lo hoje. É um livro de Portugal e que já teve três edições: 1999, 2007 e essa última, de 2011.
É uma leitura enriquecedora e voltada bastante para o estudo.
Está dividido em duas partes. Na primeira (Enquadramento teórico), há quatro capítulos: "A evolução do comportamento maternal na história", "A vida secreta do futuro bebé", "O laço emocional entre mãe e filho ou a necessidade de contacto?" e "Comunicação e linguagem mãe-bebé". Na segunda parte (Estudo sobre o efeito da música na relação mãe-bebé), há dois capítulos: a "Metodologia", onde há a descrição toda do estudo de caso e a "Discussão global dos resultados".
Há alguns trechos e citações muito interessantes que destacarei abaixo:

"O despertar artístico é para a criança um fator  de desenvolvimento e de equilíbrio, facilitando o acesso ao simbólico." (J. Verdeau-Pailles)

"(...) descobriu-se, nos anos 40 e 50, que, afinal, o feto é um ser dotado de sensibilidade, memória e consciência, capaz de aprender, deitando por terra a velha teoria freudiana segundo a qual a personalidade só começa a ser formada a partir do segundo ou terceiro anos de idade."

"(...)a Haptonomia. Esta técnica é realizada através da música, da pintura e de exercícios corporais e respiratórios, ensinando a grávida a relaxar e poupar o bebé de sentimentos negativos."

"O doutor Stott concluiu que o estado físico e emocional que o bebé apresenta ao nascer e nos primeiros anos de vida mostrarão bem o tipo de mensagens maternas que recebeu no útero e em que medida estas o influenciaram."

"Stork (1997) interroga-se até que ponto a revivência das canções de embalar não poderia constituir uma alternativa de "cura" dos problemas de sono dos bebés."

"As principais características da música, a intensidade tonal, o timbre, o ritmo, encontram-se na linguagem falada. Assim, a música implica o ouvido, a voz e o corpo da criança a escutar, integrar e exprimir os sons da linguagem. Então, a música pode ser considerada uma pré-linguagem."

"A atividade musical faz apelo à expressão, à descarga emocional da criança e desenvolve a imaginação e a criatividade."

"A música é importante no desenvolvimento da criança porque estimula a criatividade, a imaginação, o convívio com as outras crianças, satisfaz necessidades de ordem afetiva. A música satisfaz também a necessidade da atividade motora, as crianças precisam de se mexer e de ritmo."

"Os primeiros sentimentos do bebé, as primeiras emoções são aquelas que condicionam o seu posterior desenvolvimento, os traços da sua personalidade, do seu caráter, da sua inteligência e até da sua saúde física. É a mãe (e também o pai) e o pessoal da creche que servem de modelo de aprendizagem das relações que a criança terá com os seus pares e depende desta maneira de sentir nos primeiros contactos, o seu comportamento posterior. Poderemos considerar, assim, a afetividade (proveniente da relação mãe-bebé) como a chave da educação da criança." (Scanavino, 1985; Raynaud, 1996)

"Poderemos estimular o desenvolvimento da afetividade, na opinião de Scanavino (1985:7) através dos elementos oferecidos pela música, em que a estrutura rítmica, melódica e harmónica, afetam os aspectos biológicos, afetivos, intelectuais e que implica o desenvolvimento da recetividade e da audição como meio educativo."

O livro conta ainda com anexos, trazendo canções infantis destacadas no estudo de caso, que também podem ser aproveitadas pelos leitores.
Vale a pena conferir!!


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