sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

MUSICOTERAPIA PARA CRIANÇAS

Esse vídeo explica um pouco sobre o que é a Musicoterapia e sua atuação com crianças.
É uma reportagem não muito atual em sua data, mas seu conteúdo está bastante atualizado, principalmente porque é uma ciência e uma prática pouco conhecidas em muitos lugares ainda.
Um ótimo vídeo para iniciarmos esse ano falando da Musicoterapia, uma profissão que pode auxiliar muito às equipes de saúde, pacientes e suas famílias.

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Kyle Coleman: autista e cantor!

A revista Crescer publicou uma matéria a respeito desse jovem, que a partir da Musicoterapia, pôde descobrir a música como forma de comunicação, expressão e socialização.
É importante destacarmos que apesar das preferências de K. e de sua facilidade para a música, a maioria dos autistas se beneficia do processo musicoterapêutico, por ser uma linguagem não verbal que lhe dará um caminho para a expressão e a comunicação, aspectos prejudicados nessa patologia. Isso acaba favorecendo a vida do autista em sociedade, inclusive dentro do campo familiar.
Segue abaixo a notícia publicada na Revista Crescer.
_________________________________________________________________________________

   Reprodução
Diagnosticado com autismo aos 3 anos, o garoto inglês Kyle Coleman conseguia falar apenas três palavras. Em 2009, por acaso, sua mãe Caroline levou seu filho a uma aula de musicoterapia. 

Diante do entusiasmo, a musicoterapeuta Carine Kelley passou a ir à casa do garoto duas vezes por semana. Ela descobriu que a música é uma forma instintiva de Kyle expressar suas emoções. 

“Ficou claro imediatamente que ele tinha uma afinidade natural com elementos musicais e poderia recriar suas canções favoritas no teclado sem o conhecimento prévio”, disse a especialista. 

Quando o garoto, que não falava até os 20 anos, canta, sua expressão ganha vida e ele se sente confiante. Ao perceber que seu filho tinha um dom, sua mãe levou-o a um estúdio de gravação para ver como ele se comportava. Sem se incomodar com a nova experiência, Kyle gravou sua canção favorita. 
O proprietário do estúdio ficou tão impressionado com a capacidade dele que sugeriu a Caroline a gravação do CD como uma forma de arrecadar fundos para o tratamento do filho. Agora, 18 meses depois, Kyle está se preparando para a estreia, que será em abril. 

“Nunca houve um álbum gravado por um jovem autista com linguagem limitada. O pai de Kyle era músico e morreu, de repente, há 2 anos em um acidente de moto. Acho que essa sua capacidade vem do seu pai”, disse à mãe ao jornal britânico Daily Mail
Kyle gravou nove covers, entre eles músicas de Robbie Williams. Mas há uma música muito especial, que foi escrita especialmente para ele e fala sobre autismo. O CD está sendo apoiado pela Sociedade Nacional de Autismo e será lançado em 2 de abril, no Dia Mundial do Autismo. Todo o dinheiro arrecadado vai para instituições de caridade. O CD poderá ser comprado diretamente em www.kylecoleman.co.uk.