sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Musicalização para bebês

A Escola de Música Vivace, em Poços de Caldas, está oferecendo à população agora a Musicalização Baby.
As aulas são semanais e atendem crianças a partir dos oito meses de idade.
Estou ministrando essas aulas e essa foto que editei e posto no dia de hoje é da sala.
É importante refletirmos no quanto estamos investindo na educação de nossas crianças, pois alguns valores nossos podem prejudicar, ou pelo menos não favorecer, o bom desenvolvimento dos filhos.
Onde estamos usando a força que temos? Para o que estamos dando nosso amor? Temos medo de arriscar uma mudança em nossa vidas?
"Antigamente as famílias eram grandes e todos viviam sempre juntos. Os adultos cantavam muito com as crianças. Agora, as famílias são menores, com vida muito ocupada e pouco tempo disponível. Os adultos já não cantam e a tradição musical está sumindo.
A música aproxima as pessoas e promove a afetividade entre mãe/pai e filho. É necessário então que haja um tempo para que nos dediquemos a essa convivência.
As aulas de musicalização trazem repertório e elementos para o resgate da tradição musical e do momento único, especial e dedicado para pais e filhos."
A música é um elemento importante de desenvolvimento, alegria e bem-estar.


Vivace: 3721-6952
Professora: maiaramedeiros@hotmail.com
Trecho em destaque extraído do livro: Bebê - música e movimento, de Josette S. M. Feres.

TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA


domingo, 22 de fevereiro de 2015

TDAH-Depoimentos

Esse outro vídeo também é bem interessante, pois traz depoimentos de pessoas que têm o TDAH.
Sensibiliza muito o telespectador, porque os relatos trazem a angústia e até sofrimento que essas pessoas passam pela disfunção cerebral que essa doença causa.
Por isso, pais e profissionais têm que estar atentos às crianças para que, quando haja o TDAH, o tratamento clínico e terapêutico seja iniciado precocemente.
A Musicoterapia tem bons resultados com o TDAH, integrando a equipe multidisciplinar de tratamento. Ela, através da execução musical e instrumental, promoverá o controle motor, a troca de turno, a vivência determinada de cada momento musical, como pausa e silêncio e alternância de dinâmica e, também estimulará a expressividade e a comunicação, dando abertura para a individualidade e os aspectos emocionais.

MÚSICA NOS HOSPITAIS

Esse vídeo apresenta dois projetos que levam música a hospitais em São Paulo.
São subsidiados pela lei de incentivo à cultura e fazem um trabalho muito bonito, colocando a música de qualidade acessível a quem está impossibilitado de se locomover a uma casa de show, ou teatro.
Falam dos benefícios da música durante uma internação, proporcionando um momento de descontração, tranquilidade e de cultura tanto para pacientes, como para os funcionários.
Mas o que mais me chamou atenção foi o fato de diferenciarem esse trabalho da Musicoterapia, dando ênfase no trabalho clínico que a Musicoterapia faz, uma atuação então de forma direta no tratamento do paciente.
Dentre os lugares que são apresentados, está o Hospital Abreu Sodré, que está junto da AACD campus Ibirapuera.
Vale a pena conferir!!