domingo, 18 de outubro de 2015

TEA NA VIDA ADULTA

Tenho acompanhado palestras com esse tema: TEA na vida adulta, realizadas no site InFoco, pelas profissionais Maria Elisa Granchi Fonseca e Juliana de Cássia Baptistella Ciola.
Segue o link: Curso on line grátis

Estou gostando muito das palestras e são conteúdos bastante atualizados, pois elas participaram recentemente da 36ª Conferência Anual do Programa TEACCH, na Carolina do Norte.
Dentre os conteúdos trazidos, achei muito importante a questão da comunicação não-verbal, que é essencial para uma vida adulta produtiva. As profissionais nos trazem exatamente que o desenvolvimento não verbal é prioridade, estando acima até mesmo da fala em diversos casos.
Falam-nos ainda que as questões funcionais é que devem ganhar destaque desde o início da vida e os estímulos da infância definirão um adulto produtivo ou não.
No meio de todas essas questões, podemos falar um pouco sobre a Musicoterapia com o autismo, que age exatamente no desenvolvimento não verbal e que traz para o processo terapêutico a comunicação e a expressão, através da música.

Vale a pena conferir essas palestras!!


Cronograma de disponibilização das aulas

AULAS                                                                                       DATA DA DISPONIBILIZAÇÃO

Aula 1 - Introdução TEA na vida adulta: eles vão crescer!        15-10-15
Aula 2 - A avaliação em autistas adultos
Aula 3 - Empregando pessoas com TEA: perfil dos
empregos e funções

Aula 4 - Impactos do período pós escolar sobre o                      16-10-15
comportamento autista de pessoas com TEA
Aula 5 - Transição para a faculdade e mercado de trabalho
Aula 6 - Transição para a faculdade e
mercado de trabalho parte 2

Aula 7 - Relacionando habilidades com função                          19-10-15
Aula 8 - Sexualidade e autismo
Aula 9 - Sexualidade e autismo - parte 2  

Aula 10 - Como o TEACCH relaciona seus princípios               20-10-15
com as estratégias na vida adulta?
Aula 11 - No Brasil - documentação da SEE SP e APAE
Aula 12 - conclusão 

LIVRO DE MUSICOTERAPIA

Ganhei esse livro de aniversário e terminei de lê-lo hoje,
Quero compartilhar, pois é um livro que relata um trabalho muito bem fundamentado e interessante!
É uma tese de doutorado a respeito das mães americanas, mas vai bem de encontro à nossa sociedade brasileira atual.
O método GIM foi utilizado durante essa pesquisa e despertou conteúdos internos, mobilizando sistemas internos para tomada de consciência, de atitudes e mudanças com relação principalmente à integração entre o feminino e o masculino.
Atualmente a autora mora no Brasil e trouxe-nos essa publicação.
Dentre os diversos conteúdos trazidos pelo livro, achei dois aspectos mais interessantes que são a base precursora do contexto trazido.
O primeiro é com relação a mulher sempre ser recriminada pela escolha que faz. Se é mãe e fica em casa, é mal vista por não ter uma profissão; se é mãe e vai trabalhar, o problema é que não consegue se dedicar integralmente nem à profissão nem à maternidade; e se não tem filhos, é mal vista por querer uma boa posição em sua profissão. Dessa forma, na sociedade patriarcal em que vivemos, as questões mulher e maternidade não se integraram ao modelo social e econômico.
O outro aspecto é que tudo isso que a mulher sofre de alguma forma é resultado do movimento feminista, que apesar de ter sido necessário da forma radical como aconteceu para a época, deve ser mudado. A mulher abarcou e reforçou ainda mais os preceitos masculinos, ao invés de trazer para a sociedade os conceitos femininos, que envolvem inclusive a maternidade.
Por enquanto, ainda vivemos numa sociedade que considera a maternidade como falta de produtividade econômica. Não há uma valorização da criação e educação dos nossos bebês e crianças!
Gostei muito de ler a obra e ver a Musicoterapia como algo concreto realizado com as mulheres para ampará-las no aspecto emocional que tanto se abala em meio a todo esse cenário social e econômico.